Diagnóstico da Apneia do Sono

Como detetar a apneia do sono?

Muitas vezes pode ter dificuldade em identificar alguns dos sintomas, pelo que a informação proveniente do seu companheiro(a), familiares e amigos pode ser fundamental.

Quando um paciente apresenta sintomas de apneia do sono é muito importante que consulte o seu médico, que poderá colocar algumas questões para despiste da patologia, já que nem todas as pessoas que ressonam ou têm sintomas semelhantes aos descritos anteriormente sofrem de Apneia do Sono.

Médica

Visita ao médico

Durante a visita ao seu médico de família, este vai avaliar os seus sintomas e realizar um exame físico de forma a perceber se necessita de ser encaminhado para uma consulta especializada em Medicina do Sono

Caso se confirme a necessidade de visitar um especialista do sono, este vai questioná-lo sobre os sintomas e histórico médico. Provavelmente terá de preencher um formulário, para avaliação subjetiva da sonolência, que questiona sobre o seu comportamento em situações potencialmente incómodas na vida diária. O Teste da Escala de Epworth é o instrumento mais utilizado para avaliação do seu quadro.

O médico poderá também medir o peso e a circunferência do seu pescoço e realizar testes respiratórios. Se apresentar sintomas de apneia obstrutiva do sono, o especialista prescreverá um estudo do sono para confirmar o diagnóstico.

Médica com paciente

Estudo do sono

O diagnóstico deve ser feito por médico especialista, que poderá recorrer a diferentes métodos tais como um estudo por polissonografia ou estudo cardiorrespiratório do sono, para concluir sobre a existência ou não da Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono.

Fale com o seu médico primeiro.