Estudo do sono
O que é um estudo do sono?
O diagnóstico e caracterização do tipo e gravidade de uma perturbação do sono dependem da realização de um estudo do sono, cuja necessidade de realização é avaliada pelo médico que acompanha o paciente.
A polissonografia é o método de eleição no diagnóstico de perturbações do sono. Este método é usado no sentido de determinar o número total de obstruções completas (apneias) ou parciais (hipoapneias) da respiração por hora de sono, que é definido como índice de apneia-hipopneia (IAH), determinando assim a gravidade da situação clínica.
A avaliação, da forma mais completa, é feita num laboratório do sono, no entanto é possível realizar o estudo em ambulatório, ou seja, em casa do paciente.
Parâmetros a registar
A preparação do estudo do sono requer a aplicação, em locais específicos do corpo, de elétrodos e sensores que permitem captar diversas variáveis fisiológicas através de aparelhos de monitorização enquanto o paciente dorme. Destacam-se as seguintes variáveis:
- respiração (fluxo nasal, movimentos torácicos e abdominais);
- fases do sono;
- frequência cardíaca;
- oxigenação do sangue;
- atividade cerebral;
- movimentos dos olhos;
- atividade muscular;
- movimentos das pernas.
Caso realize o estudo em ambulatório, é necessário voltar ao hospital no dia seguinte para entregar o equipamento.
O que precisa de saber antes de realizar o exame?
O estudo do sono é um exame não invasivo e indolor e não apresenta efeitos secundários, riscos ou complicações para o paciente. O registo tem de ser efetuado durante o sono noturno, que varia entre 6 a 8 horas.
No dia em que irá realizar o seu exame não deve ingerir bebidas estimulantes ou energéticas, como por exemplo café. Caso esteja a ser medicado deve continuar a fazê-lo. No entanto, no dia do exame, é de extrema utilidade que partilhe com a equipa técnica a lista da sua medicação.
Outros exames
1 Poligrafia do sono
2 Actigrafia de 7 e 14 dias
A actigrafia destina-se a indivíduos com perturbações dos ritmos circadianos, com oscilações marcadas de fadiga ao longo do dia e os doentes com queixas de insónia.
Referências