Estudo do sono

O que é um estudo do sono?

O diagnóstico e caracterização do tipo e gravidade de uma perturbação do sono dependem da realização de um estudo do sono, cuja necessidade de realização é avaliada pelo médico que acompanha o paciente.

A polissonografia é o método de eleição no diagnóstico de perturbações do sono. Este método é usado no sentido de determinar o número total de obstruções completas (apneias) ou parciais (hipoapneias) da respiração por hora de sono, que é definido como índice de apneia-hipopneia (IAH), determinando assim a gravidade da situação clínica.

A avaliação, da forma mais completa, é feita num laboratório do sono, no entanto é possível realizar o estudo em ambulatório, ou seja, em casa do paciente. 

Parâmetros a registar

A preparação do estudo do sono requer a aplicação, em locais específicos do corpo, de elétrodos e sensores que permitem captar diversas variáveis fisiológicas através de aparelhos de monitorização enquanto o paciente dorme. Destacam-se as seguintes variáveis:

  • respiração (fluxo nasal, movimentos torácicos e abdominais);
  • fases do sono;
  • frequência cardíaca;
  • oxigenação do sangue;
  • atividade cerebral;
  • movimentos dos olhos;
  • atividade muscular;
  • movimentos das pernas.

Caso realize o estudo em ambulatório, é necessário voltar ao hospital no dia seguinte para entregar o equipamento.

O que precisa de saber antes de realizar o exame?

O estudo do sono é um exame não invasivo e indolor e não apresenta efeitos secundários, riscos ou complicações para o paciente. O registo tem de ser efetuado durante o sono noturno, que varia entre 6 a 8 horas.

No dia em que irá realizar o seu exame não deve ingerir bebidas estimulantes ou energéticas, como por exemplo café. Caso esteja a ser medicado deve continuar a fazê-lo. No entanto, no dia do exame, é de extrema utilidade que partilhe com a equipa técnica a lista da sua medicação.

Outros exames

1 Poligrafia do sono

Exame auxiliar para diagnóstico cardiorrespiratório das perturbações do sono, como a roncopatia e a apneia do sono. É um método semelhante à polissonografia, no entanto deteta um menor número de variáveis fisiológicas.

2 Actigrafia de 7 e 14 dias

A actigrafia é um exame realizado por um actígrafo, mede o ciclo de atividade-repouso, tendo em conta os movimentos do pulso, a luz ambiente e em alguns casos a temperatura corporal. Permite traçar um gráfico dos períodos de sono e vigília de uma pessoa que tenha feito uso do equipamento por um determinado número de dias.
A actigrafia destina-se a indivíduos com perturbações dos ritmos circadianos, com oscilações marcadas de fadiga ao longo do dia e os doentes com queixas de insónia.
 

Referências

Actigrafia – CENC. (n.d.). Retrieved July 11, 2022, from https://www.cenc.pt/portfolio/actigrafia/
‌ccc. (2016, October 31). Como se faz um estudo do sono? Centro Cirúrgico de Coimbra. https://ccci.pt/como-se-faz-um-estudo-do-sono/
Consulta do Sono: o que é e para que serve? - Lusíadas. (n.d.). Lusíadas Saúde. Retrieved July 11, 2022, from https://www.lusiadas.pt/blog/doencas/sintomas-tratamentos/consulta-sono…
Laboratório do Sono | Serviços | Pneumologia | Trofa Saúde | Braga Centro. (2015). Trofasaude.pt. https://www.trofasaude.pt/bragacentro/servicos/laborat%C3%B3rio-do-sono/
Registo Poligráfico do Sono Noturno: exame disponível na Cintramédica. (n.d.). Www.cintramedica.pt. Retrieved July 11, 2022, from https://www.cintramedica.pt/saberprevenir/registo-poligrafico-do-sono-n…
‌Registo poligráfico do sono em ambulatório | Hospital da Luz. (n.d.). Www.hospitaldaluz.pt. Retrieved July 11, 2022, from https://www.hospitaldaluz.pt/pt/dicionario-de-saude/registo-poligrafico…