Ventiloterapia
A Ventiloterapia para a insuficiência respiratória crónica ou outras patologias agudas oferece vários modos de suporte respiratório de forma a incrementar a ventilação alveolar, sem necessidade de acesso artificial para a via aérea.
O que é a Ventiloterapia?
A Ventilação Não Invasiva (VNI) é, hoje em dia, amplamente reconhecida como um meio eficaz e seguro de melhorar a ventilação ao nível do pulmão. Refere-se à aplicação de um suporte ventilatório (ventilação mecânica alveolar), sem recurso a métodos invasivos da via aérea (tais como intubação orotraqueal, nasotraqueal ou traqueostomia), sendo a conexão entre o ventilador e o utente efectuada através do uso de uma interface, como uma máscara.
A VNI recorre a ventiladores semelhantes aos convencionais, tanto no hospital como no domicílio, para situações graves, ou em doentes crónicos. Tem como principais objetivos reduzir o trabalho respiratório e a frequência respiratória, aumentar a quantidade de ar que entra e sai dos pulmões, melhorar as trocas gasosas, melhorar a falta de ar, promover o repouso dos músculos respiratórios e o conforto do utente.
A prescrição de VNI pressupõe um diagnóstico exato e critérios precisos para a sua iniciação, sendo prescrita apenas em centros especializados com capacidade para diagnóstico, monitorização, gestão de agudizações e com equipas multidisciplinares. Constitui uma abordagem claramente hospitalar e diferenciada.