Tratamento da Apneia do Sono

Conheça os tratamentos existentes para a apneia do sono.

Que opções de tratamento existem para a Apneia do Sono?

Devido às consequências significativas na saúde de uma SAOS não tratada, um plano de tratamento flexível e individualizado deve ser desenvolvido, baseado na gravidade da doença, no indivíduo e nos objetivos específicos de tratamento, bem como na sua eficácia, morbilidade e custo.

Existem várias opções para o tratamento da Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono. O tratamento mais comum é através de equipamentos de pressão positiva nas vias aéreas.

Para o tratamento da Apneia do Sono, mediante prescrição médica, a Gasoxmed coloca à sua disposição três tipologias de dispositivos médicos.

Tipologias de dispositivos médicos

CPAP

Pressão positiva contínua das vias aéreas

Consiste num dispositivo com gerador de fluxo que, através de um circuito e de um interface nasal ou oronasal, envia o fluxo do ar a uma determinada pressão constante, de modo a manter a via aérea superior aberta, tanto na inspiração como na expiração, evitando assim o colapso das vias respiratórias e prevenindo apneias.

Auto-CPAP

Pressão positiva automática das vias aéreas

Este dispositivo proporciona um ajuste constante da pressão de ar ao nível do que o doente necessita, monitorizando a sua respiração ao longo da noite e ajustando a pressão em função do que deteta em cada respiração, mantendo as suas vias respiratórias abertas, evitando igualmente o colapso das vias respiratórias e prevenindo apneias.

BPAP

Pressão positiva bilevel das vias aéras

São equipamentos que disponibilizam dois níveis de pressão: nível alto durante a inspiração ou pressão positiva inspiratória (IPAP) e um nível mais baixo na expiração, também designada por pressão positiva expiratória (EPAP). Estes equipamentos efetuam ciclos entre níveis de pressão pré-definidos como resposta ao fluxo respiratório, sendo mais confortáveis para pacientes que necessitem de pressões mais altas.

Terapia posicional

Alguns doentes apresentam eventos respiratórios predominantemente ou exclusivamente na posição supina e/ou decúbito dorsal, condição designada por apneia obstrutiva do sono posicional (AOSp).
Man sleeping mouth open

Como tratar a apneia do sono posicional?

A apneia do sono com predomínio postural é um distúrbio respiratório cuja terapia posicional parece ser uma opção viável no seu controlo. A terapia posicional é uma intervenção que ajuda a manter a pessoa de lado durante o sono. Exemplos incluem colocar objetos nas costas da pessoa (como uma bola de tênis), travesseiros especiais, ou o uso de dispositivos cuja tecnologia utiliza a vibração.

A prevenção da posição supina e de decúbito dorsal conduz a um decréscimo do número e gravidade dos episódios obstrutivos, sendo que nos pacientes com SAOS ligeira pode ser alcançada uma melhoria significativa evitando apenas a postura supina durante o sono, podendo ser o único tratamento necessário em alguns doentes.

Como a terapia posicional é simples e fácil, pode ser usada como uma intervenção alternativa, se o CPAP for intolerável pelos pacientes ou inaplicável devido a algumas condições clínicas.

Outras opções de tratamento da apneia do sono

Dispositivo de avanço mandibular

Dispositivos de Avanço Mandibular

Os dispositivos de avanço mandibular (DAM) são usados intra-oralmente durante a noite para avançar a mandíbula, surgindo como um tratamento conservador e não-invasivo para roncopatia e apneia do sono. A utilização dos DAM permite reduzir o colapso das vias aéreas durante o sono de uma forma significativa. Os DAM apresentam algumas potenciais vantagens: são silenciosos, não necessitam de fonte de energia elétrica e não apresentam potencial claustrofóbico.

A sua utilização deve ser considerada em doentes com SAOS leve a moderada, sintomas de roncopatia e doentes que não conseguirem tolerar o tratamento com aparelhos de pressão positiva.

cirurgia

Cirurgia

A cirurgia é utilizada em circunstâncias específicas e requer uma boa avaliação pré-cirúrgica pelo médico especialista. Deve ser considerada em último recurso, caso a terapia médica ou tratamento com CPAP não mostrem resultados.

Antes de iniciar qualquer tratamento, o seu médico vai recomendar algumas alterações no seu estilo de vida:

  • Perda de peso;
  • Evitar a ingestão de álcool a partir da hora do almoço;
  • Cessação tabágica;
  • Não tomar medicamentos para dormir;
  • Alterações posturais durante o sono.

Referências

As intervenções que fazem as pessoas ficarem de lado para dormir são a melhor maneira de tratar a apneia obstrutiva do sono? (n.d.). Www.cochrane.org. Retrieved July 20, 2022, from https://www.cochrane.org/pt/CD010990/AIRWAYS_intervencoes-que-fazem-pes…
Apnea posicional e tratamento com Nightbalance. (n.d.). Philips. Retrieved July 20, 2022, from https://www.philips.pt/a-w/about/news/archive/standard/news/press/2020/…
Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa Universidade Nova de Lisboa/ Faculdade de Ciências Médicas IMPACTO DA FASE REM NO ÍNDICE DE APNEIA-HIPOPNEIA Sandra Pires Trabalho final para obtenção do grau de Mestre em Cardiopneumologia - Especialização em Estudos do Sono Dezembro de 2014. (n.d.). Retrieved July 20, 2022, from https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/8174/1/TRABALHO%20FINAL%20MCP…
Mendes, A., Calvo, M., Ferreira, A., Duarte Rocha, Matos, E., Moreira, H., Ferradosa, I., & Fernandes, A. (n.d.). • Estudos de Sono / Ventilação Não Invasiva | Caso Clínico (11157) -APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO COM PREDOMÍNIO POSTURAL E SEU CONTROLO ATRAVÉS DE TERAPIA POSICIONAL COM RECURSO A UM DISPOSITIVO DE VIBRAÇÃO. Retrieved July 20, 2022, from https://diventos.eventkey.pt/reports/reports.aspx?ref=resumofinal1&even…