Tratamento da Apneia do Sono
Conheça os tratamentos existentes para a apneia do sono.
Que opções de tratamento existem para a Apneia do Sono?
Devido às consequências significativas na saúde de uma SAOS não tratada, um plano de tratamento flexível e individualizado deve ser desenvolvido, baseado na gravidade da doença, no indivíduo e nos objetivos específicos de tratamento, bem como na sua eficácia, morbilidade e custo.
Existem várias opções para o tratamento da Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono. O tratamento mais comum é através de equipamentos de pressão positiva nas vias aéreas.
Para o tratamento da Apneia do Sono, mediante prescrição médica, a Gasoxmed coloca à sua disposição três tipologias de dispositivos médicos.
Tipologias de dispositivos médicos
CPAP
Pressão positiva contínua das vias aéreasConsiste num dispositivo com gerador de fluxo que, através de um circuito e de um interface nasal ou oronasal, envia o fluxo do ar a uma determinada pressão constante, de modo a manter a via aérea superior aberta, tanto na inspiração como na expiração, evitando assim o colapso das vias respiratórias e prevenindo apneias.
Auto-CPAP
Pressão positiva automática das vias aéreasEste dispositivo proporciona um ajuste constante da pressão de ar ao nível do que o doente necessita, monitorizando a sua respiração ao longo da noite e ajustando a pressão em função do que deteta em cada respiração, mantendo as suas vias respiratórias abertas, evitando igualmente o colapso das vias respiratórias e prevenindo apneias.
BPAP
Pressão positiva bilevel das vias aéras
São equipamentos que disponibilizam dois níveis de pressão: nível alto durante a inspiração ou pressão positiva inspiratória (IPAP) e um nível mais baixo na expiração, também designada por pressão positiva expiratória (EPAP). Estes equipamentos efetuam ciclos entre níveis de pressão pré-definidos como resposta ao fluxo respiratório, sendo mais confortáveis para pacientes que necessitem de pressões mais altas.
Terapia posicional
Como tratar a apneia do sono posicional?
A apneia do sono com predomínio postural é um distúrbio respiratório cuja terapia posicional parece ser uma opção viável no seu controlo. A terapia posicional é uma intervenção que ajuda a manter a pessoa de lado durante o sono. Exemplos incluem colocar objetos nas costas da pessoa (como uma bola de tênis), travesseiros especiais, ou o uso de dispositivos cuja tecnologia utiliza a vibração.
A prevenção da posição supina e de decúbito dorsal conduz a um decréscimo do número e gravidade dos episódios obstrutivos, sendo que nos pacientes com SAOS ligeira pode ser alcançada uma melhoria significativa evitando apenas a postura supina durante o sono, podendo ser o único tratamento necessário em alguns doentes.
Outras opções de tratamento da apneia do sono
Dispositivos de Avanço Mandibular
Os dispositivos de avanço mandibular (DAM) são usados intra-oralmente durante a noite para avançar a mandíbula, surgindo como um tratamento conservador e não-invasivo para roncopatia e apneia do sono. A utilização dos DAM permite reduzir o colapso das vias aéreas durante o sono de uma forma significativa. Os DAM apresentam algumas potenciais vantagens: são silenciosos, não necessitam de fonte de energia elétrica e não apresentam potencial claustrofóbico.
A sua utilização deve ser considerada em doentes com SAOS leve a moderada, sintomas de roncopatia e doentes que não conseguirem tolerar o tratamento com aparelhos de pressão positiva.
Cirurgia
A cirurgia é utilizada em circunstâncias específicas e requer uma boa avaliação pré-cirúrgica pelo médico especialista. Deve ser considerada em último recurso, caso a terapia médica ou tratamento com CPAP não mostrem resultados.
Antes de iniciar qualquer tratamento, o seu médico vai recomendar algumas alterações no seu estilo de vida:
- Perda de peso;
- Evitar a ingestão de álcool a partir da hora do almoço;
- Cessação tabágica;
- Não tomar medicamentos para dormir;
- Alterações posturais durante o sono.
Referências