Perguntas frequentes

Tratamentos

Os tratamentos com a Gasoxmed são comparticipados?

Sim, a Gasoxmed está homologada pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde para a prestação de Cuidados Respiratórios Domiciliários em Portugal Continental, designadamente Aerossolterapia,  Oxigenoterapia, Ventiloterapia, (Tratamento da Apneia do Sono), e outros tratamentos tais como, Monitorização, Aspiração de Secreções e  In-exsuflador.  Para o efeito, é necessário uma receita prescrita pelo seu médico em modelo válido para o Serviço Nacional de Saúde.

A Gasoxmed também tem protocolo com a ADSE, GNR, PSP, ACP, Medicare e Multicare.

O que devo fazer para iniciar o meu tratamento respiratório no domicílio?

O tratamento respiratório no domicílio poderá ser efetuado se, após diagnóstico, o seu médico lhe emitir uma prescrição médica para tal.  A prescrição médica é obrigatória, sendo que a sua  inexistência  impossibilita o início do(s) tratamento(s).

1. Contacte a Gasoxmed através do número gratuito, 800 50 60 90, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana

Uma equipa multidisciplinar, constituída por diversos profissionais de saúde qualificados, procederão à instalação dos tratamentos domiciliários de acordo com a prescrição médica, e acompanhá-lo-ão ao longo do tratamento sempre que necessário.

2. Início dos tratamentos no domicílio

Antes de iniciar o(s) tratamento(s), um técnico da Gasoxmed desloca-se ao seu domicílio para proceder à instalação do(s) equipamento(s) de acordo com a prescrição médica. Nesta visita prestar-lhe-á toda a informação necessária, verbal e escrita, acerca da terapia, do modo de utilização do(s) equipamento(s), assim como das regras de manutenção, higiene e segurança do(s) equipamento(s), entre outros conselhos úteis. Esta formação poderá ser extensiva a familiares ou cuidador do paciente, sempre que aplicável.     

3. Acompanhamento e seguimento do seu tratamento no domicílio.

Periodicamente, a Gasoxmed acompanhá-lo-á através de seguimento telefónico e/ou presencial para lhe prestar o apoio necessário à adaptação ao tratamento prescrito. Nas visitas presenciais, é efetuada a manutenção dos equipamentos e substituído todo o material necessário.

Sempre que aplicável os técnicos da Gasoxmed efetuam relatórios para envio ao médico especialista ou de medicina geral e familiar, para avaliação do tratamento.

Em caso de avaria do equipamento que me foi disponibilizado, o que devo fazer?

A Gasoxmed dispõe de um serviço de atendimento permanente, 24 horas, 7 dias por semana, através do número 800 50 60 90 (gratuito). Em caso do equipamento que lhe foi disponibilizado não estar a funcionar corretamente, ter disparado algum alarme visual ou sonoro, ou visualizar alguma mensagem de erro no ecrã, deverá contactar-nos através do número 800 50 60 90, para expor a situação. Mediante a situação apresentada, o centro de atendimento encaminhará a solicitação para os nossos técnicos que analisarão a situação, deslocando-se ao domicílio, sempre que necessário, de modo a solucionar o problema.

Poderá também consultar o Manual de Utilizador Gasoxmed e/ou o Manual de Instruções do equipamento, que lhe foram entregues aquando da instalação dos equipamentos, pois contêm informações úteis sobre como agir em determinadas situações.