Outras terapias

A situação clínica de determinados pacientes pode requer a utilização de outros dispositivos de monitorização e suporte.

Aerossolterapia

A aerossolterapia permite a administração de medicamentos (soluções ou suspensões) de forma inalada, através de dispositivos ou sistemas de nebulização

Os sistemas de nebulização estão indicados para administração de medicamentos (mucolíticos, antibióticos, soro fisiológico, etc.) em situações específicas tais como fibrose quística, bronquiectasias não fibrose quística, hipertensão pulmonar, transplante pulmonar, para fluidificação das secreções, bem como para a administração de broncodilatadores em determinadas situações em que não seja possível o uso de dispositivos mais simples.

Na terapêutica através de aerossolterapia verifica-se um contacto direto do medicamento com o trato respiratório no local de ação, produzindo um efeito farmacológico, com doses baixas e menores efeitos secundários. 

Cabe ao médico indicar, através de prescrição médica, a tipologia de dispositivo mais adequada para o tratamento a realizar pelo paciente. 

Monitor cardiorrespiratório

O monitor cardiorrespiratório permite aos profissionais de saúde monitorizar, de forma não invasiva, a oximetria de pulso e a capnometria em doentes entubados ou com respiração espontânea. Esta combinação extremamente útil serve como indicador fiável do estado respiratório e de ventilação do doente.

Aspiração de secreções

A aspiração de secreções permite manter a via aérea permeável, retirando da árvore brônquica as secreções que o doente não pode eliminar de forma espontânea, facilitando a respiração e a correta oxigenação.

In-Exsuflador

O In-Exsuflador é um dispositivo usado para terapia não invasiva que elimina de forma segura e consistente secreções broncopulmonares em pacientes com uma capacidade de tosse ineficaz devido a um fluxo respiratório reduzido. Trata-se de um tratamento seguro, não invasivo, alternativo para aspiração e fácil de manusear.

Ver mais