O que é a Apneia do Sono?
O que é a Apneia do Sono?
A apneia do sono caracteriza-se pela ocorrência de várias pausas respiratórias de pelo menos 10 segundos durante o sono.
Durante um episódio de apneia, verifica-se um breve despertar (sem que o indivíduo tenha consciência de que o seu sono foi interrompido), sendo posteriormente restabelecida a respiração. Estes eventos têm uma duração variável, de breves segundos a períodos mais longos e podem ocorrer várias vezes durante o sono impedindo que o indivíduo tenha um sono reparador.
Considera-se que um indivíduo tem a apneia obstrutiva do sono se o número de eventos for igual ou superior a 5 eventos por hora.
Sinais e sintomas da apneia do sono
As pessoas que sofrem de apneia do sono poderão não se aperceber que o seu sono foi interrompido. Na maioria das vezes, é o/a companheiro/a que deteta um ressonar bastante perturbador e pausas intermitentes na respiração e dá o alerta. Outro sintoma muito característico é a sonolência excessiva diurna, assim como acordar cansado ou com dor de cabeça.
Assim, destacam-se como sintomas mais comuns:
-
Hipersonolência durante o dia
-
Insónia
-
Acordar com dor de cabeça
-
Cansaço
-
Dificuldade de concentração, memória e atenção
-
Irritabilidade
-
Disfunção erétil
Riscos e consequências da apneia do sono na saúde
Quando não tratada, a apneia do sono tem consequências sociais e cardiovasculares importantes sendo um factor de risco para o desenvolvimento de:
- Hipertensão arterial
- Arritmias
- Acidente vascular cerebral
- Enfarte agudo do miocárdio
- Insuficiência cardíaca
- Acidentes de viação
- Problemas conjugais e familiares