Fontes de oxigénio

Conheça os diferentes tipos de oxigénio disponibilizados pela Gasoxmed.

De acordo com a prescrição médica, podem ser disponibilizadas diferentes fontes de oxigénio no domicílio dos pacientes. Na prescrição, o médico seleciona a fonte de oxigénio mais adequada para cada situação em particular.

Diferentes fontes de oxigénio

A oxigenoterapia domiciliária pode ser prescrita em diferentes contextos clínicos:

  • Longa duração (OLD)
  • Deambulação
  • Adjuvante de ventiloterapia
  • Curta duração
  • Paliativa

A mais frequente é a oxigenoterapia de longa duração. Na maioria das situações, a oxigenoterapia de longa duração é para toda a vida. 

A escolha da fonte mais indicada para cada paciente é determinada pelo médico prescritor e depende de vários aspectos como a gravidade da doença, fluxo necessário, segurança, nível de mobilidade, entre outros.

As diferentes terapias de oxigénio que podem ser disponibilizadas pela Gasoxmed no domicílio dos pacientes são:

Oxigénio Medicinal Líquido

Nesta forma de administração de oxigénio, é colocado no domicílio um reservatório estacionário, assim como um sistema portátil, que permite ao paciente realizar o tratamento tanto no domicílio como fora de casa (em deambulação), garantindo desta forma as suas rotinas diárias. A duração destes reservatórios (fixo e portátil) depende da posologia (débito e número de horas) prescrita pelo seu médico. A Gasoxmed procederá à sua substituição sempre que necessário.

Oxigénio Medicinal Gasoso

É a forma mais tradicional de administração de oxigénio, o qual é armazenado em cilindros a alta pressão, sendo administrado mediante um regulador de acordo com o fluxo prescrito. A Gasoxmed procederá à instalação dos cilindros e demais acessórios no domicílio, procedendo à substituição dos mesmos sempre que necessário. A duração dos cilindros depende da posologia (débito e número de horas) prescrita pelo seu médico.

Concentrador Convencional

A oxigenoterapia por concentrador convencional consiste na disponibilização de um equipamento no qual o oxigénio é concentrado a partir do ar ambiente. O ar é separado e filtrado no próprio domicílio do paciente. Este dispositivo permite uma maior mobilidade, segurança e independência do paciente, já que não está dependente de reposições, como no oxigénio gasoso e líquido. Todos os parâmetros do tratamento são indicados pelo médico.

Concentrador Portátil

É a mais recente forma de administrar oxigénio no domicílio. Trata-se de um concentrador transportável ou portátil, que dá ao paciente autonomia e mobilidade fora do domicílio. Por se tratar de um dispositivo portátil e leve permite ao paciente manter as suas atividades diárias fora e dentro de casa sem se preocupar com o facto do oxigénio que consome se esgotar. Todos os parâmetros devem ser indicados pelo médico.

O oxigénio medicinal líquido e o oxigénio medicinal gasoso são medicamentos. É muito importante cumprir as quantidades que lhe são prescritas, tal como com qualquer outro medicamento. Nunca deve alterar a quantidade ou a duração de utilização.