Oxigenoterapia

Quando um indivíduo não é capaz de obter oxigénio suficiente através de uma respiração normal, necessita da administração suplementar de oxigénio para manter as funções vitais normais.

O que é a oxigenoterapia?

A Oxigenoterapia consiste na administração de oxigénio, em concentrações superiores à do ar ambiente, com o objetivo de prevenir os sintomas e manifestações de hipoxia (baixa concentração de oxigénio) aguda ou crónica. A terapia permite aumentar a pressão parcial de oxigénio no sangue arterial, através de um aumento da concentração de oxigénio no ar inspirado. Tem como efeito direto o aumento da pressão do oxigénio alveolar e, consequentemente, uma redução do trabalho respiratório e cardíaco necessário à manutenção da pressão arterial de oxigénio.

A determinação da dose de oxigénio a administrar (débito em repouso, no sono e no exercício e número de horas) é feita pelo médico.

COPD male patient with kid 6

Fontes de oxigénio

Existem vários tipos de oxigénio. O seu médico vai selecionar o tratamento mais efetivo para a sua condição. A Gasoxmed disponibiliza oxigénio de quatro formas diferentes: oxigénio medicinal criogénico (líquido), oxigénio medicinal comprimido (gasoso) e através de concentrador convencional ou portátil.

A escolha da fonte indicada para cada paciente é determinada pelo médico prescritor e depende de vários aspetos.

COPD male patient (cooking) 1

Benefícios Oxigenoterapia

No início poderá sentir-se constrangido com o tratamento de oxigenoterapia em público, mas com o passar do tempo vai perceber que, ao diminuir o seu cansaço e a falta de ar, este vai permitir-lhe fazer algumas atividades que talvez não conseguisse fazer há algum tempo e assim melhorar a sua qualidade de vida. A terapia com  oxigénio tem como efeitos a longo prazo:

  • Melhoria da função pulmonar e cardíaca;
  • Aumento da tolerância ao exercício;
  • Diminuição das necessidades de hospitalização;
  • Melhoria da qualidade de vida do paciente.

É possível desfrutar de momentos felizes!

Este tratamento está sujeito a prescrição médica.

Referências

Hipertensão Pulmonar Oxigenoterapia. (n.d.). Retrieved June 2, 2022, from https://msd.pt/wp-content/uploads/sites/76/2021/07/Oxigenoterapia-na-HP…

 

Medidas de Segurança

No geral, é importante cumprir um conjunto de precauções para um correto e seguro uso das terapias de oxigénio.

Consulte as medidas

Instruções de viagem

A Gasoxmed pode ajudá-lo com suas necessidades de transporte de oxigénio. Planeie com antecedência e siga as recomendações que preparamos para si.

Saiba mais