Oxigenoterapia
Quando um indivíduo não é capaz de obter oxigénio suficiente através de uma respiração normal, necessita da administração suplementar de oxigénio para manter as funções vitais normais.
O que é a oxigenoterapia?
A Oxigenoterapia consiste na administração de oxigénio, em concentrações superiores à do ar ambiente, com o objetivo de prevenir os sintomas e manifestações de hipoxia (baixa concentração de oxigénio) aguda ou crónica. A terapia permite aumentar a pressão parcial de oxigénio no sangue arterial, através de um aumento da concentração de oxigénio no ar inspirado. Tem como efeito direto o aumento da pressão do oxigénio alveolar e, consequentemente, uma redução do trabalho respiratório e cardíaco necessário à manutenção da pressão arterial de oxigénio.
A determinação da dose de oxigénio a administrar (débito em repouso, no sono e no exercício e número de horas) é feita pelo médico.
Fontes de oxigénio
Existem vários tipos de oxigénio. O seu médico vai selecionar o tratamento mais efetivo para a sua condição. A Gasoxmed disponibiliza oxigénio de quatro formas diferentes: oxigénio medicinal criogénico (líquido), oxigénio medicinal comprimido (gasoso) e através de concentrador convencional ou portátil.
A escolha da fonte indicada para cada paciente é determinada pelo médico prescritor e depende de vários aspetos.
Benefícios Oxigenoterapia
No início poderá sentir-se constrangido com o tratamento de oxigenoterapia em público, mas com o passar do tempo vai perceber que, ao diminuir o seu cansaço e a falta de ar, este vai permitir-lhe fazer algumas atividades que talvez não conseguisse fazer há algum tempo e assim melhorar a sua qualidade de vida. A terapia com oxigénio tem como efeitos a longo prazo:
- Melhoria da função pulmonar e cardíaca;
- Aumento da tolerância ao exercício;
- Diminuição das necessidades de hospitalização;
- Melhoria da qualidade de vida do paciente.
É possível desfrutar de momentos felizes!