Cuidados e limpeza do CPAP


Uma boa limpeza dos acessórios e uma correta manutenção dos equipamentos contribuem para a redução dos riscos da terapia. A falta de higiene pode contribuir para infeções e/ou reações alérgicas.

Conheça algumas dicas para o ajudar na limpeza do seu equipamento:

Antes de proceder à limpeza do equipamento, desligue-o da tomada elétrica. Enquanto limpa, aproveite para verificar o estado do equipamento e dos seus componentes. A limpeza a realizar pelo utilizador está limitada às partes externas do equipamento e lavagem dos acessórios e interfaces.

A manutenção dos componentes internos do equipamento deve ser efetuada por um técnico especialista com a formação e qualificação adequadas.

Limpeza diária

Máscaras/almofadas nasais:

As máscaras devem ser lavadas uma vez por dia com água morna e sabão. Limpar bem e deixar secar. Devem ser trocadas sempre que se encontrem amarelecidas, endurecidas, ou quando não permitem uma correta adaptação à face do paciente.

Circuito:

Diariamente, desligue o circuito e pendure-o num local limpo e seco até à próxima utilização.

Equipamento:

Limpe o exterior do dispositivo com um pano húmido e sabão neutro. Não submerja o equipamento nem o cabo de alimentação em água. Não utilize detergentes agressivos, soluções que contenham álcool ou a fibra abrasiva de uma esponja para limpar o equipamento.

Circuito:

Desconecte o circuito do equipamento e da máscara. Limpe-o com água morna e sabão neutro. Enxágue com água limpa para remover todos os sinais de detergente. Pendure-o a secar, resguardado da luz direta do sol, antes de o voltar a conectar ao equipamento. Substitua o circuito caso este apresente danos ou sinais de desgaste.

Arnês:

Pelo menos uma vez por semana, lave o arnês manualmente em água morna e detergente suave. Enxágue bem e pendure-o a secar, resguardado da luz direta do sol.

Filtro do ar (se aplicável):

Deve realizar a verificação/limpeza dos filtros, conforme a periodicidade indicada pelo fabricante do equipamento. No caso dos filtros laváveis, lave em água morna com detergente/sabão neutro e enxágue bem. Seque completamente o filtro antes de o voltar a instalar.

Não utilize o equipamento sem que o filtro de ar esteja corretamente posicionado nos equipamentos onde este seja aplicável.

As condições ambientais que podem tornar necessária uma limpeza mais frequente dos filtros incluem, entre outras: muita poeira, fumo, poluentes do ar, etc.